segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ARQUITETURA X ENGENHARIA CIVIL

Arquitetos e engenheiros civis são profissionais com habilidades diferentes, mas que se complementam em muitos trabalhos: o arquiteto é responsável por conceber o projeto, enquanto  o engenheiro deve torná-lo realidade.
Tanto a graduação em Arquitetura quanto a Engenharia Civil são áreas que intervêm no meio ambiente por meio das construções. O arquiteto projeta e organiza os espaços de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios, mas o arquiteto tem exclusividade para trabalhos de planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural, enquanto o engenheiro o tem para obras de infraestrutura.
O currículo do curso de graduação em Arquitetura e de Engenharia Civil, porém, são muito diferentes entre si. Enquanto em Arquitetura o estudante tem aulas de ciências humanas, como história da arte e sociologia, o estudante de Engenharia Civil tem uma maior carga horário de exatas. “(Nós arquitetos) Somos capazes de conceber, entendemos o sistema de qualquer área técnica, mas não temos o conhecimento aprofundado das matérias de cálculo desses sistemas”, diz Zan Quaresma, arquiteto e diretor de pesquisa do Sasp, ouvido pelo G1. Segundo ele, o engenheiro civil não tem a carga de projeto nem de ciências humanas, mas aprende muito de exatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário