segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

EXEMPLO DE ARQUITETURA SUSTENTAVIES

Aeroporto de Oslo, Gardermoen, Noruega
Aeroporto de Oslo – Gardermoen, Noruega
Inaugurado em 1995, o aeroporto é um belo exemplo de construção criada com materiais sustentáveis. Cada um deles, é aplicado na função que desempenha melhor: concreto armado na compressão; madeira na flexão, treliças espaciais de aço flexão e conexões.
Projetado pela NSW A+P Viaplan, a obra de 140 mil m² custou US$ 520 milhões e possui um sistema de aquecimento que produz calor através de bioenergia
Parlamento Alemão, Berlim, Alemanha
Parlamento Alemão – Berlin, Alemanha
O antigo Reichstag, projeto assinado por Norman Foster.foi reconstruído em 1999 para abrigar o parlamento alemão, que se transferiu de Bonn para Berlim. O destaque da edificação é o uso intensivo de energias primárias renováveis, como biodiesel, que é produzido no próprio edifício.
Na cobertura foi instalado um total de 3.600 m² de elementos fotovoltaicos para alimenta a rede in-house. O calor excedente das usinas de cogeração é utilizado para aquecer o edifício, através de um aquífero em frente ao prédio. A água também é aquecida por meio do calor excedente, e bombeada de volta ao prédio. Já o resfriamento, é feito pela água resfriada no inverno.

The New York Times, Nova York, Estados Unidos
The New York Times
Este é o primeiro edifício construído nos EUA em cortina de vidro ultra-clear Low-e, que maximiza a luz, e com tubos de cerâmica solar que funciona como um brise. Além disso, ele possui máscaras mecanizadas, controladas por sensores, que reduzem o ofuscamento da luz solar.
O prédio também retém o ar de fora, quando está mais fresco do que o espaço interior. Mais de 95% do aço da estrutura é reciclado. A planta de cogeração de gás natural fornece 40% da energia elétrica consumida no edifício com aquecimento e refrigeração. 
Pisos elevados permitem a distribuição de ar por baixo, consumindo menos energia do que um sistema de refrigeração convencional. O edifício não possui estacionamento, já que a maioria dos funcionários vai para o trabalho de transporte público.
Idealizado pelo arquiteto Renzo Piano, o edifício com 148 m² e 52 pavimentos, o prédio é considerado uma estrutura verde, embora não possua certificado LEED~.

Nenhum comentário:

Postar um comentário